segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Carioca, poeta e boêmio...

Igual ao “poetinha vagabundo” essa terra não viu. O Blog A Culpa É Delas pede licença a todos que antes de nós têm o direito de prestar esse tributo para fazer uma simples homenagem àquele que com toda maestria e propriedade retratou em versos, páginas e refrões a magia do carioca, o encanto das garotas de corpos dourados e a grandiosidade do amor.

Se vivo, Vinícius de Moraes teria completado 94 anos nesse mês, no dia 19 mais precisamente. Amante incorrigível, errante por necessidade, dono de um brilho imprescindível. Nesse mundo hoje, diante do que vemos e ouvimos: que falta faz Vinícius. Bem, para os apreciadores da boa arte, deixou seu recado: “Mas tudo isso não adianta nada... se nesta selva escura e desvairada... não se souber achar a grande amada... para viver um grande amor!”

Culto de berço, carioca por natureza e boêmio em sua essência, o nosso poeta plural e diplomata flanou pelo mundo por décadas atrás do grande amor. Para encontrá-lo nas mulheres, por exemplo, conquistou os mais variados tipos: altas, baixas, loiras, morenas, independentes, confusas, determinadas, ambiciosas... Buscou tanto que casou-se quase que DEZ vezes. Diante de tantas tentativas e términos, quem sabe o que ele diria se perguntássemos de quem foi a culpa? Talvez respondesse como no Soneto da Inspiração: “A culpa é de te amar”. Bem, nesse caso e resumindo, fica claro: A Culpa É Delas.

Folganças à parte, em lembrança ao mestre Vinícius de Moraes deixaremos aqui registrada uma das mais belas criações de sua vasta e apaixonante obra, que nos foi deixada como uma espécie de herança:

Cartão Postal

Rio de Janeiro
Meu "Riozinho" de Janeiro
Minha São Sebastião do Rio de Janeiro
Cidade bem amada!
Aqui está o teu poeta para dizer-te que te amo,
Te amo do mesmo antigo amor
Que nada no mundo, nem mesmo a morte poderá nos separar

Quero brincar com a minha cidade

Quero dizer bobagens
E falar coisas de amor à minha cidade
Dentro em breve ficarei sério e digno, provisoriamente
Quero dizer a minha cidade que ela leva enorme vantagem

Sobre todas as outras namoradas que tive!

2 comentários:

Dani disse...

Salve Vinícius, o branco mais preto do Brasil... abs

Tamirez disse...

Bela homenagem... merecida!